segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mudamos o Mundo?

Todas as pessoas têm um propósito na vida tal como falei num Post antigo “O que é a psicologia?”(que não é preciso ler), vou citar-me:
As pessoas são cebolas, temos Bastantes camadas iguais mas outras muito diferentes.Na primeira camada somos todos iguais (aparência humana)
Segunda camada todos diferentes (cor da pele, tamanho dos olhos, cor do cabelo..)
Terceira camada somos todos iguais (temos todos de comer, beber, pensar, ter sexo...)
Quarta camada somos todos diferentes (gosto de amarelo, tu detestas amarelo, gosto de uvas)
...
Penultima camada somos todos diferentes (Eu acho a pena de morte justa, eu não acho...)
Ultima camada agrupamo-nos por classes (Qual é a minha missão na Terra?)
Em que temos camadas em que somos todos iguais e outras onde somos todos diferentes, mas a mesma quantidade de ambas.

To be born
Na última camada agrupamo-nos por classes, e essas classes são a nossa Missão na Terra, a razão da nossa existência.

Algumas pessoas nasceram para ajudar outras no geral.
Outras nasceram para ajudar apenas uma pessoa num momento da sua vida!
Outras para ensinar gerações inferiores...
Outras nasceram para ensinar os outros a viver.
Outras nasceram para fazer nascer uma certa pessoa.
Outras nasceram para salvar animais...


Como sabes qual é o teu propósito ou classe? 
No geral o Ser Humano serve para amar, para amar precisa de achar o botão, depois ser feliz, e só aí poderá amar com todas as letras.

Depois de nos auto-conhecermos bastante (encontrar o botão), simplesmente sabemos... temos a certeza disso e ninguém tem dúvidas depois de o descobrir. É possivel que descubras em ti que a tua missão seja ajudar uma certa pessoa mas ainda nem conheças essa pessoa ainda... já vi uma pessoa assim.
Eu digo botão pois a vida é um jogo e só quem o descobre a controla completamente.

Por vezes somos tão diferentes de nós mesmos como nós dos outros.
“Em qualquer vida, não importa o quão longa seja e complexa seja, é feita dum simples momento, o momento em que o homem descobre, finalmente, quem ele é.” Autor desconhecido.
Sim, cada pessoa tem um propósito na Terra e pode descobri-lo através do auto-conhecimento.

Mas uma panqueca nunca vai conseguir mudar o Mundo, nem um Humano...

Para muita gente parece impossível mudar o Mundo, mas na realidade é possível depois de descobrir o botão. Depois de nos conhecermos a nós mesmos muito bem embora nunca completamente, e não possuirmos mais nenhum castelo... o Mundo começa e acaba em nós.
 
Até um alfinete pode movimentar um lago.
Então por indução analógica até nós podemos mudar o mundo. Nem que seja por uma pessoa de cada vez

Conhecer os outros é Inteligência, conhecer-te a ti mesmo é Sabedoria pura.
Vençer os outros é sinal de força, venceres-te a ti mesmo é o verdadeiro poder.

O propósito desta panqueca é Mudar o Mundo, nem que seja uma pessoa de cada vez sem se preocupar com ninguém.

Isso não te soa egoísta? =O
Não, gosto muito de seres Humanos e amo muitos deles, mas não posso preocupar-me com eles, pois preocupado já não conseguiria ajudá-los.

Eu não ignoro o mundo, eu não ignoro ninguém, nem acções nem estados. =O

Pelo contrário, esta panqueca está muito mais atenta a tudo o que a rodeia. (Acho que já tinhas notado isso, se este não é o primeiro Post que lês)

Quando alguém precisa de ajuda eu saberei e poderei ajudar essa pessoa no seu problema. Coisa que não poderia fazer se estivesse preocupado, pois não seria feliz, com isso não estaria Bem e nunca conseguiria ajudar ninguém profundamente.

Se o problema não tiver solução, então não é um problema. ^^
"Aqueles que mudaram o Universo nunca o conseguiram por mudar os oficiais, mas sim porque inspiraram pessoas" Napoleão Bonaparte
Nada do que fazemos pode mudar o passado mas tudo o que fazes muda o futuro.
Mudamos o mundo? Claro que sim, nem é preciso querer, basta existir.
"O que a Mad Pancake quer é mudar o mundo para um sitio melhor, coisa que já conseguiu, mas vai continuar." Blinka

"Sê a mudança que queres ver no Mundo" Gandhi
Qual a tua frase favorita? Comentários abaixo =D

sexta-feira, 27 de maio de 2011

QI - Quociente de Inteligencia

Quero dizer desde já que para mim não existe ainda este cálculo de Quantidade de inteligencia como disse no Post “Inteligência”. No meu primeiro post  disse que se devia chamar Quociente de raciocínio ao resultado daqueles "testes de QI" . Pois Inteligencia não é tao linear como os Humanos pensam. 
Mas mesmo assim vamos ver o que os cientistas de hoje dizem sobre este cálculo.

Sabemos há 10 anos que o Quociente Emocional também interessa para o cálculo de QI 
"O QE é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles e estende-se em cinco dimensões: auto-motivação, auto-conhecimento, empatia, sociabilidade e capacidade de lidar com as emoções de outras pessoas."

Foi recentemente descoberto que a motivação implica testes de QI
"Os investigadores norte-americanos da universidade de Pensilvania põem em causa os tradicionais testes de inteligência (Quociente de Inteligência – QI) que normalmente são usados como indicadores de avaliação de uma pessoa no que diz respeito à sua vida académica, profissional e não só.No estudo, avaliaram mais de duas mil pessoas, em que o objectivo era motivar os indivíduos, tentando perceber até que ponto o seu desempenho era influenciado no teste.
O estudo concluiu que os incentivos melhoraram todos os resultados, principalmente os daqueles que obtiveram pontuações mais baixas."

Então afinal já se começam a aperceber (ou não...) que para calcular o QI não podemos ter pensamento linear e é necessário uma somatório total de todos os factores que neste implicam.
E nesta investigação há erros e eu não sei perfeitamente como foi feita... pois o pensamento dos cientistas pode alterar o pensamento das pessoas que estão a ser analisadas e duvido muito que tenham analisado esse factor. (Post “Ser Humano”). Até lhe vou chamar, efeito Externo-Placebo.

Quociente de utilidade
Nunca ninguém estudou isto a não ser eu, infelizmente. 
"Não é suficiente ter uma boa mente, mas sim usa-la bem" Rene Decarte, 1596

Eu penso que, se temos duas pessoas com o mesmo tipo de raciocinio, e uma delas usa a sua caracteristica para ajudar os outros ou tentar mudar algo no mundo, e a outra utiliza todas as suas capacidades para um Jogo ou para o seu Lazer não podem ser equiparadas... Também podemos quantificar positivamente ou negativamente o Uso que a pessoa dá á sua inteligência.

Como aqueles jogadores de xadrez que passam anos a aperfeiçoar o seu raciocínio para o desperdiçar num jogo.

Então: 
Quociente de Motivação (factores externos)
 + 
Q. Raciocionio
 + 
Q. Aptidão (DNA)
 + 
Q. Emocional 
+
 Q. Utilidade 
+
 Q. Abstracto (pensar no irreal, arte) 
QI

Ainda não percebo porque é que isto ainda não foi bem estudado... ainda nem foi provado se a inteligência tem algum valor para a sobrevivência. Este estudo á importantíssimo para o desenvolvimento de Inteligência artificial nos robôs, mas a Psicologia ainda não desenvolveu o que devia.
  • Talvez porque a disciplina responsável por este estudo é a Psicologia? (e é das disciplinas com mais dogmas e pessoas mais cépticas de todas). Mas também não deve ser a Filosofia.
  • Ou porque a soma de todos os QI da Terra é sempre Constante... e a população está a aumentar... (fui tão má agora).
O QI não é constante em todo o Mundo xD. Aquela é apenas uma teoria parva para explicar uma coisa que não entendo... o facto de a Inteligência ser tão pouco estudada.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curiosidade

Uma  definição muito básica de dicionário de "curiosidade" é "espírito de investigação"ou "um desejo de aprender e saber." 
É um traço fundamental dos humanos.
 

Os bebés ainda nas alcofas parecem olhar para o mundo ao seu redor com a intenção de compreendê-lo, e "porquê" é normalmente uma das primeiras palavras e das mais usadas no vocabulário de uma criança. 

E vocês já devem estar fartos que eu compare animais com Humanos, mas é difícil ver animais explorar uma casa nova ou macacos a tentar usar as ferramentas sem ver Curiosidade neles!

Mas então,
Porque é que algumas pessoas parecem perder essa curiosidade infantil e ficam contentes em não saber, e como é que o espírito de curiosidade pode ser readquirido naqueles que o perderam?


Sinceramente não sei... mas penso que a educação tem um peso muito grande neste facto.
A Educação actual Internacional não desenvolve muita curiosidade da criança =(.(Portugal não é um bom exemplo, a maior parte da educação em Portugal tem em conta a Curiosidade e espírito crítico). Mas mesmo assim não tenho ainda uma maneira de fazer Readquirir curiosidade.
Este não é apenas mais um traço de personalidade, e então eu deduzo que pode ser adquirido.

Curiosidade estimula a inovação, criação e invenção que a humanidade necessita para prosperar, e afastar-se de curiosidade dificulta tudo isso.
Sem qualquer dúvida, a Humanidade deve Tudo o que tem e onde está neste momento ao espírito critico, e ás pessoas curiosas.

O que torna a vida interessante é a Curiosidade...

"O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Não se pode deixar de ficar maravilhado quando esta contempla os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. É suficiente que apenas um tente compreender um pouco desse mistério a cada dia. Nunca perca a sagrada curiosidade. " Albert Einstein +.+

terça-feira, 24 de maio de 2011

Castelos de Imaginação

Então mas sonhar é sempre bom não é?
Não! Sonhar é mau!

As pessoas criam castelos dentro delas, grandes, rosa, ricos e perfeitos. Porque olhando pelas janelas do castelo vêm um mundo horrivel, triste e sombrio. E fazem os castelos para se proteger.


O mundo não é triste e sombrio apenas PARECE.
Não se encontra a felicidade porque não está perdida.

"Vai buscar uma pá e enterra os teus castelos", quanto mais tempo lá vives mais infeliz serás.
Apenas se devem desejar coisas no presente ou num futuro muito próximo. Se entre o presente e futuro houvesse um precipicio e nós quiséssemos chegar ao futuro que é do outro lado. Primeiro temos de começar a construir uma ponte. Deve-se começar sempre pelo presente ou nunca chegaremos ao futuro que queremos. (Mas a maior parte das pessoas começa a fazer a ponte do futuro para o presente e caem a meio...)

O mundo real é Ótimo, muito mais bonito que o vosso melhor castelo. Mas só quem descobre O Botão o consegue ver tal como ele é.
O Botão, não consigo mostrar a nenhum de voçês como o descobrir =(, mas é por introspecção pessoal, mas acho que para os Humanos usarem o seu poder de introspecção (olharem para si mesmo) precisam de estar bastante tristes, o que não acontece com as panquecas... Ou se chega lá sozinho ou não se chega, impossivel explicar.
A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos cortam a respiração.

A escolha é tua. ^^

Agora enterra os teus castelos, nem que seja um a um, devagarinho. =D e eu lamento imenso que este Post seja muito menos explicito que os anteriores, mas é impossível falar de felicidade, uma coisa tão subjectiva tão Objectivamente...

Não se encontra a felicidade porque não está perdida.
A felicidade está dentro de ti á tua espera.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nova descoberta - Cérebro humano

O cérebro é um órgão muito ocupado, complexo e desconhecido. É incansável, nunca tem férias e tem trabalho a fazer 24 horas por dia. Mas sabe o que é diversão e prazer quando o reconhece. 


Quando um estímulo externo, como um alimento ou um parceiro sexual, é considerado pelo cérebro como uma sensação agradável, o córtex cerebral sinaliza a área tegmental ventral do cérebro para libertar a dopamina para a amígdala, o córtex pré-frontal e o núcleo acumens. 


Estas últimas três regiões do cérebro são o sistema de recompensaEssas áreas trabalham em conjunto para proporcionar uma sensação de prazer e concentrar a atenção da pessoa para que ele ou ela aprenda a repetir o comportamento mais uma vez. 
É assim que são aprendidos os comportamentos necessários para a sobrevivência, tais como reprodução e alimentação e outras coisas.
Curiosamente, o centro de recompensa não começa a trabalhar só quando comemos algo delicioso ou encontrar um amor novo. Acontece que a generosidade também fazer o mesmo!



Exames de ressonância magnética revelaram que, quando fazemos uma coisa boa a alguém, o centro de recompensa do cérebro é activado, e nós sentimentos prazer
O cérebro é inundado de felicidade, libertando dopamina. =O


Então sempre que ajudamos alguém em necessidade, o nosso cérebro liga as zonas de recompensa e diz "muito bem! podes fazer isso outra vez" e nós ficamos felizes
Então, por exemplo gastar dinheiro noutras pessoas pode resultar em elevados sentimentos de felicidade para o doador. 
(Faz o teu parceiro gastar mais dinheiro contigo! E ele ou ela ainda vai gostar mais de ti! xD)


Mas agora também foi descoberto que fazer algo assustador ou apenas pensar nisso liberta também dopamina, o que nem eu nem ninguém ainda percebe bem =S. Mas é sempre bom quando o cérebro Humano é um pouco mais conhecido.


Os Humanos conhecem mais de estrelas a 89.783.242.349.423 anos luz do que o próprio cérebro. Mas está codificado nesta espécie.. fazer bem aos outros faz bem. 


O ser Humano existe para fazer bem e cuidar dele mesmo e dos outros animais que não o podem fazer.




Se queres o melhor dos outros tem compaixão, se queres o melhor para ti, tem compaixão. Mas os Humanos esperam sempre que o outro seja simpático antes. 
Não esperes que as pessoas sejam simpáticas, mostra-lhes. 


Quanto mais dás, menos precisas.


Compaixão é o maior dos conhecimentos.