sexta-feira, 27 de maio de 2011

QI - Quociente de Inteligencia

Quero dizer desde já que para mim não existe ainda este cálculo de Quantidade de inteligencia como disse no Post “Inteligência”. No meu primeiro post  disse que se devia chamar Quociente de raciocínio ao resultado daqueles "testes de QI" . Pois Inteligencia não é tao linear como os Humanos pensam. 
Mas mesmo assim vamos ver o que os cientistas de hoje dizem sobre este cálculo.

Sabemos há 10 anos que o Quociente Emocional também interessa para o cálculo de QI 
"O QE é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles e estende-se em cinco dimensões: auto-motivação, auto-conhecimento, empatia, sociabilidade e capacidade de lidar com as emoções de outras pessoas."

Foi recentemente descoberto que a motivação implica testes de QI
"Os investigadores norte-americanos da universidade de Pensilvania põem em causa os tradicionais testes de inteligência (Quociente de Inteligência – QI) que normalmente são usados como indicadores de avaliação de uma pessoa no que diz respeito à sua vida académica, profissional e não só.No estudo, avaliaram mais de duas mil pessoas, em que o objectivo era motivar os indivíduos, tentando perceber até que ponto o seu desempenho era influenciado no teste.
O estudo concluiu que os incentivos melhoraram todos os resultados, principalmente os daqueles que obtiveram pontuações mais baixas."

Então afinal já se começam a aperceber (ou não...) que para calcular o QI não podemos ter pensamento linear e é necessário uma somatório total de todos os factores que neste implicam.
E nesta investigação há erros e eu não sei perfeitamente como foi feita... pois o pensamento dos cientistas pode alterar o pensamento das pessoas que estão a ser analisadas e duvido muito que tenham analisado esse factor. (Post “Ser Humano”). Até lhe vou chamar, efeito Externo-Placebo.

Quociente de utilidade
Nunca ninguém estudou isto a não ser eu, infelizmente. 
"Não é suficiente ter uma boa mente, mas sim usa-la bem" Rene Decarte, 1596

Eu penso que, se temos duas pessoas com o mesmo tipo de raciocinio, e uma delas usa a sua caracteristica para ajudar os outros ou tentar mudar algo no mundo, e a outra utiliza todas as suas capacidades para um Jogo ou para o seu Lazer não podem ser equiparadas... Também podemos quantificar positivamente ou negativamente o Uso que a pessoa dá á sua inteligência.

Como aqueles jogadores de xadrez que passam anos a aperfeiçoar o seu raciocínio para o desperdiçar num jogo.

Então: 
Quociente de Motivação (factores externos)
 + 
Q. Raciocionio
 + 
Q. Aptidão (DNA)
 + 
Q. Emocional 
+
 Q. Utilidade 
+
 Q. Abstracto (pensar no irreal, arte) 
QI

Ainda não percebo porque é que isto ainda não foi bem estudado... ainda nem foi provado se a inteligência tem algum valor para a sobrevivência. Este estudo á importantíssimo para o desenvolvimento de Inteligência artificial nos robôs, mas a Psicologia ainda não desenvolveu o que devia.
  • Talvez porque a disciplina responsável por este estudo é a Psicologia? (e é das disciplinas com mais dogmas e pessoas mais cépticas de todas). Mas também não deve ser a Filosofia.
  • Ou porque a soma de todos os QI da Terra é sempre Constante... e a população está a aumentar... (fui tão má agora).
O QI não é constante em todo o Mundo xD. Aquela é apenas uma teoria parva para explicar uma coisa que não entendo... o facto de a Inteligência ser tão pouco estudada.

Sem comentários:

Enviar um comentário