quarta-feira, 25 de maio de 2011

Curiosidade

Uma  definição muito básica de dicionário de "curiosidade" é "espírito de investigação"ou "um desejo de aprender e saber." 
É um traço fundamental dos humanos.
 

Os bebés ainda nas alcofas parecem olhar para o mundo ao seu redor com a intenção de compreendê-lo, e "porquê" é normalmente uma das primeiras palavras e das mais usadas no vocabulário de uma criança. 

E vocês já devem estar fartos que eu compare animais com Humanos, mas é difícil ver animais explorar uma casa nova ou macacos a tentar usar as ferramentas sem ver Curiosidade neles!

Mas então,
Porque é que algumas pessoas parecem perder essa curiosidade infantil e ficam contentes em não saber, e como é que o espírito de curiosidade pode ser readquirido naqueles que o perderam?


Sinceramente não sei... mas penso que a educação tem um peso muito grande neste facto.
A Educação actual Internacional não desenvolve muita curiosidade da criança =(.(Portugal não é um bom exemplo, a maior parte da educação em Portugal tem em conta a Curiosidade e espírito crítico). Mas mesmo assim não tenho ainda uma maneira de fazer Readquirir curiosidade.
Este não é apenas mais um traço de personalidade, e então eu deduzo que pode ser adquirido.

Curiosidade estimula a inovação, criação e invenção que a humanidade necessita para prosperar, e afastar-se de curiosidade dificulta tudo isso.
Sem qualquer dúvida, a Humanidade deve Tudo o que tem e onde está neste momento ao espírito critico, e ás pessoas curiosas.

O que torna a vida interessante é a Curiosidade...

"O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir. Não se pode deixar de ficar maravilhado quando esta contempla os mistérios da eternidade, da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. É suficiente que apenas um tente compreender um pouco desse mistério a cada dia. Nunca perca a sagrada curiosidade. " Albert Einstein +.+

Sem comentários:

Enviar um comentário