quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nova descoberta - Cérebro humano

O cérebro é um órgão muito ocupado, complexo e desconhecido. É incansável, nunca tem férias e tem trabalho a fazer 24 horas por dia. Mas sabe o que é diversão e prazer quando o reconhece. 


Quando um estímulo externo, como um alimento ou um parceiro sexual, é considerado pelo cérebro como uma sensação agradável, o córtex cerebral sinaliza a área tegmental ventral do cérebro para libertar a dopamina para a amígdala, o córtex pré-frontal e o núcleo acumens. 


Estas últimas três regiões do cérebro são o sistema de recompensaEssas áreas trabalham em conjunto para proporcionar uma sensação de prazer e concentrar a atenção da pessoa para que ele ou ela aprenda a repetir o comportamento mais uma vez. 
É assim que são aprendidos os comportamentos necessários para a sobrevivência, tais como reprodução e alimentação e outras coisas.
Curiosamente, o centro de recompensa não começa a trabalhar só quando comemos algo delicioso ou encontrar um amor novo. Acontece que a generosidade também fazer o mesmo!



Exames de ressonância magnética revelaram que, quando fazemos uma coisa boa a alguém, o centro de recompensa do cérebro é activado, e nós sentimentos prazer
O cérebro é inundado de felicidade, libertando dopamina. =O


Então sempre que ajudamos alguém em necessidade, o nosso cérebro liga as zonas de recompensa e diz "muito bem! podes fazer isso outra vez" e nós ficamos felizes
Então, por exemplo gastar dinheiro noutras pessoas pode resultar em elevados sentimentos de felicidade para o doador. 
(Faz o teu parceiro gastar mais dinheiro contigo! E ele ou ela ainda vai gostar mais de ti! xD)


Mas agora também foi descoberto que fazer algo assustador ou apenas pensar nisso liberta também dopamina, o que nem eu nem ninguém ainda percebe bem =S. Mas é sempre bom quando o cérebro Humano é um pouco mais conhecido.


Os Humanos conhecem mais de estrelas a 89.783.242.349.423 anos luz do que o próprio cérebro. Mas está codificado nesta espécie.. fazer bem aos outros faz bem. 


O ser Humano existe para fazer bem e cuidar dele mesmo e dos outros animais que não o podem fazer.




Se queres o melhor dos outros tem compaixão, se queres o melhor para ti, tem compaixão. Mas os Humanos esperam sempre que o outro seja simpático antes. 
Não esperes que as pessoas sejam simpáticas, mostra-lhes. 


Quanto mais dás, menos precisas.


Compaixão é o maior dos conhecimentos.



5 comentários:

  1. "Quanto mais dás, menos precisas." True stuff right here.

    Está bastante interessante este post, e ser generoso cria em nós mesmos um dos melhores sentimentos.
    Ás vezes as pessoas pensam que para ajudar é quase preciso tirar um curso, mas nem sequer precisas de falar a mesma língua.

    Ainda hoje, quando saí da conferência para almoçar, ouço o barulho de uma moto e quando olho para trás vejo uma pessoa a cair da moto. Levantou-se logo e fomos (eu e o único rapaz do meu curso que sabe falar inglês relativamente fluentemente, por coincidência, irás já perceber porquê) ver se estava tudo bem, a mota era enorme, o senhor era inglês, tinha um British Accent mesmo carregado e com o capacete (e com os nervos) ficava ainda mais difícil de compreender. Ele tremia por todo o lado, tivemos que o ajudar a levantar a mota, quase não foi preciso falar para ajudar, obviamente o britânico ficou muito grato, mas acho que eu fiquei ainda mais satisfeito do que ele, com uma sensação de "Well done!".

    Gostei bastante do vídeo ^^ um homem com uma arma na mão a alimentar um animal indefeso, temos que alterar este paradigma e os estereótipos de que árabe = assassino e por aí em diante..

    Gostei muito do post =D

    Estou ansioso pelo dia em que todos iremos perceber, que todos juntos estamos mais próximo de sermos um do que milhões.

    ResponderEliminar
  2. Oi, onde está a fonte da pesquisa? Não consegui achar.

    ResponderEliminar
  3. Está aqui Paulo, http://www.boston.com/business/personalfinance/articles/2008/03/21/money_makes_you_happy___if_you_spend_it_on_others/
    Apenas posso dar isso porque não estou autorizada a dar o artigo completo... Burocracias científicas...

    ResponderEliminar
  4. obrigado amigo... tem pessoas que so acreditam vendo a fonte, mesmo assim dependendo da revista nem créditos dão... rsrsrsr
    valeu irmão.

    ResponderEliminar